Pular para o conteúdo principal

A instrução de pai e mãe faz a diferença. (Publicado no Jornal O Liberal, 28/04/07)

           

Estamos vivendo uma época nova, uma época na qual o jovem está cada dia mais livre, os direitos estão a cada minuto mais favoráveis à vulnerabilidade do ser como vida biológica. Ser adolescente já não é ser tão rebelde, temperamental, compulsivo, atrabiliário, como achavam em tempos passados; hoje o jovem já não está tão rebelde, não está agressivo, não está teimoso; o jovem está, eufemicamente - como dizem os 'especialistas' - 'propenso a certas tempestuosidades comportamentais, geradas por uma mudança na sua taxa hormonal'. Daí o adolescente ser abjeto devido a um péssimo caráter não se torna tão ruim ou culposo, por desta forma aparentar não ser o cérebro quem comanda as atitudes dele. O pobrezinho está atabalhoado pela maldita explosão hormonal e as atitudes dele vêm dos monstrinhos que parasitam seus corpinhos em formação, tornando-os pequenos zumbis inimputáveis.

            É um pouco confuso hoje o homem vangloriar-se por ser o ser supremo da biosfera, o único ser racional, capaz de tudo que sua brilhante mente o puder proporcionar, querer se comparar com os mais simples e menos complexos seres insociáveis. Vejamos: imagine um pitbull, um simples, insociável e pobre cão, solto pelas ruas após sair de sua 'jaula'. Poderia o animal morder qualquer um em sua frente; não foi ensinado a esse ser que morder alguém é ruim, causa muita dor e pode matar. Imaginem uma cadela no cio e aquela dezena de parceiros querendo arrostar e viver um pouco de suas naturezas com a cadelinha. 'Tudo bem, sei que já tivemos vontade de sair por aí num dia daqueles e socar o primeiro idiota que pisasse o nosso pé; sei que muitos homens, ao verem uma linda mulher, sensual, envolvente, tiveram os seus hormônios aflorados', porém não saíram pelas ruas dando tabefes (salvo as exceções) nos primeiros que os enfezaram, não arrancaram a roupa da mulher que desfilava linda e faceira pelas ruas e a sucumbiram aos seus lascivos desejos. Portanto, ter o mínimo de noção na esfera social ajuda bastante e nos difere dos animais.

            Isso tudo faz a diferença do ser pensante sociável, detentor de um cérebro capaz de aprender como se deve agir para ser bem aceito de um modo geral na sociedade. Não devemos analisar quantitativamente os adolescentes. Cada ser, em seu mundo, absorve a educação que lhe é dada, portanto devemos saber que a educação oferecida a um filho, um neto, um sobrinho, não será para exclusiva utilização familiar; devemos saber que o ser terá que conviver em sociedade e todos os espaços que ela proporciona para uma aglomeração humana, no qual cada um terá que inspirar ou expirar a educação do outro, a boa ou a má, e estas formam diferenças significativas na vida como um todo. Sendo assim, a desculpa dos especialistas só serve para alguns, não se encaixa na maioria dos adolescentes. A história da explosão hormonal é bem verdade, mas a média de idade de estupradores passa longe da adolescência. A violência doméstica também, mas a criminalidade fora de casa, os pequenos assaltos, furtos, roubos, latrocínios, homicídios, etc, somam, e muito, à média de idade adolescente.

            O valor moral, social, educacional que irá construir um ser sociável, humano e digno, é determinante na hora de diferenciá-lo dos animais. Por isso, viver em família e absorver boas instruções de pai e mãe traz ao adolescente de hoje uma significativa diferença, conduzindo-o a um mundo real, dando-lhe o discernimento entre a tela e a vida real, entre o bem e o mal. Todavia, sem boa educação, defender-se atrás da impunidade torna-se cada dia mais rentável no comércio da criminalidade.

Maycal Souto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus virtual, internet real

É fácil de compreender o ateísmo crescente nos dias de hoje, as pessoas vivem cada vez mais num mundo de ‘fé’, num mundo imaterial, num mundo irreal, num mundo virtual… Deus tem perdido espaço para a ‘fé’ crescente nos corações de todos, onde acreditam que alguns byt’s de likes lhe traz plenitude, amor, admiração. Mesmo antes dessa nova era virtual, já era bem difícil acreditar em Deus: Um ser virtual, um ser inexistente, imaterial, um ser que vive no céu, nas ‘nuvens virtuais’ das almas fracas e desinteligentes. Reflita, Deus sempre esteve na rede mundial, na rede espiritual, conectando a cada um de nós, mas sempre foi difícil compreendê-lo, nem todos sabiam acessá-lo, nem todos tinham seu ‘manual’ e mesmo que o tivessem, sua linguagem é difícil de compreender e quando não compreendem essa linguagem difícil as pessoas passam a questionar sua existência, sua 'real presença virtual’. Então você que ainda não está conectado me questiona: “Mas, Deus virtual? Deus na rede

Big brother de Deus

Estou acompanhando o programa televisivo Big Brother - não por livre e espontânea vontade, diga-se de passagem - fui obrigado a assisti-lo, para não fazer desfeita estando eu hospedado na casa de uma família que o assisti religiosamente; mas e se não o fosse assim? que mal me faria? Se faz mal ou não a viagem é tanta que hoje me deparei comparando Deus a um telespectador das nossas vidas. Então agora já não me importa mais se o programa é bom ou não o importante é que tenho torcido muito, vibrado bastante, julgado os participantes severamente, sofrido quando um bom ser humano aos meus olhos é eliminado e me deleitado quando os maus são rejeitados, e... refletido nas noites vadias, deitado em minha rede condeno: “Viu a Jéssica naquele dia? Estava falando mal do João, mas na frente dos outros dá uma de santinha. Que ódio dessa fingida, não suporto essa mulher, podia ser logo emparedada e sair na próxima eliminação. É... Jéssica..., hoje me deparei refletindo sobre você, eu e o

Amor de mãe

Ainda lá dentro, sem saber se poderia cuidar, Ela pediu que crescesse, que não sofresse, não tivesse doenças, que fosse saudável, se possível, se não, ao menos que fosse forte pra suportar até acolá. Lhe deu de mamar e com um amor sublime, foi paciente, sem nunca cansar. Nas noites de fome o pequeno choro lhe trouxe a angústia, nos dias de vida dura, nos seus braços, ele pôs-se a pesar, mas nada disso ela sentiu, pois o amor veio lhe acalentar. O amor acolhe, alivia, transforma dor em esperança, transforma angústia em paz, e o sofrimento passou devagar. Se nela havia fome, a ele daria leite, e a fome dela acabava, se nela havia cansaço a existência dele lhe dava forças, se ele sorrisse, ela sorria com a alma, sem jamais ver a dor ao menos aproximar. Ela é o amor da vida dele, sua maior riqueza, tudo de melhor que nele há. Ela é linda, ela é bela, seus olhos não veem como nos dias de lá, as mãos já estão ressequidas a pele enrugada como uma rosa a murchar. Essa é a beleza dela: